quarta-feira, 1 de setembro de 2010


CURIOSIDADES DELICIOSAS DA ITÁLIA

Os pratos italianos são bem rústicos, utilizam muitas ervas, como manjericão, mangerona, óregano, sálvia e outros condimentos, que dão aquele aroma que só de pensar já nos faz salivar.

O pão e o azeite são imprescindíveis. O pão sempre faz parte das refeições, um acessório essencial para degustação dos molhos. O azeite italiano é considerado um dos melhores do mundo, principalmente os fabricados no sul da Itália.

Os tomates são de excelente qualidade, devido ao solo em que são plantados, o clima, são condições ideais para o plantio. Geralmente são pequenos e pouco ácidos, diferentemente dos que encontramos aqui em nosso país.

A massa é o carro chef da culinária italiana, mas neste país também é muito comum o consumo de peixes e frutos do mar Se o tomate tem estas características, não fica difícil entender o motivo que faz os molhos serem saborosos. O molho ao sugo é a base para tudo, não somente para massa, mas também para outras preparações.

O grande segredo da massa é o molho, são inúmeros tipos:

•Pesto genovês (pinoles, manjericão, azeite, alho, queijo parmesão)


•Ao sugo (tomate fresco)


•Napolitano (sugo + outros componentes como cebola, manjericão, etc.)


•Ragu alla Bolognese (ao sugo + carne bovina picada, o nosso conhecido molho à bolonhesa)


Outra preparação muito comum e típica italiana é o risoto, elaborado somente com o tipo de arroz específico para esta preparação, que é o arbóreo, carnaroli ou vialone nano.

Os italianos levam um tempo maior para realizar suas refeições, principalmente o almoço, eles têm o hábito de comer um prato de cada vez, diferente da maioria dos brasileiros que colocam todas as preparações no mesmo prato. No máximo alguns apreciam a salada antes do prato principal.




Um comentário: